Mais Imagens

  • Arquitetura em diálogo
  • Arquitetura em diálogo
  • Arquitetura em diálogo
  • Arquitetura em diálogo

Arquitetura em diálogo

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

R$49,90

características

Idioma português

Tipo brochura

Formato 12,2 × 17 × 2 cm

Páginas 352

Peso 320 g

ISBN 978-85-92886-02-8

Imagens 126

descrição

O livro reúne dez entrevistas realizadas por Alejandro Zaera-Polo, entre 1992 e 2000, para a renomada revista El Croquis com grandes nomes do meio arquitetônico – entre eles Rem Koolhaas, Frank Gehry, Jean Nouvel e Álvaro Siza. Figura muito atuante na área acadêmica e autor de renomados projetos, Zaera-Polo faz uso de seu extenso repertório e transforma cada entrevista em um profundo debate sobre método, técnica e posicionamento teórico, revelando as diretrizes principais do pensamento e da prática de seus interlocutores, que se mostram bastante heterogêneas.

 

Boa parte dos entrevistados se tornaram starchitects – arquitetos cujo alcance midiático é comparável ao de celebridades e cujas obras despertam a atenção pelo design arrojado e inovador. Seus projetos influenciaram de maneira significativa a área e suas posições teóricas continuam a desempenhar um papel relevante no entendimento atual da prática. Embora sejam criticados por terem concebido edifícios autorreferentes e pouco voltados para as pessoas e a cidade, seus projetos recentes foram pensados de modo mais integrado e representaram uma inovação importante para o modo de funcionamento da disciplina.

 

Segundo o arquiteto Martin Corullon, organizador do livro, a coletânea é “um retrato histórico da gênese de um período muito profícuo para a produção arquitetônica”, sendo uma importante obra de referência para se compreender o início da produção de escritórios ainda muito atuantes no meio. A edição conta com apresentação de Corullon, na qual ele introduz os principais pontos a serem tratados nas entrevistas, que são dispostas de forma cronológica e acompanhadas de imagens referentes aos projetos mencionados.

O que falam desta obra

“Além de arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Princeton, o espanhol Alejandro Zaera-Polo mostra ser um ótimo entrevistador nas páginas de Arquitetura em diálogo. O resultado é uma boa síntese da maneira de pensar e produzir de uma geração que já despontava na virada do século e que, na década seguinte, viria a alcançar os píncaros da fama.”
Mariana Barros, Cidades Sem Fronteiras

 

“Longe de ser um entrevistador passivo e burocrático, Zaera-Polo desfia sua bagagem projetual e teórica e transforma cada conversa num fórum particular de discussão, questionando métodos que pareciam já cristalizados, propondo interpretações, levando o entrevistado a pensar sobre si e a refletir criticamente acerca do próprio trabalho."
Archdaily

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Arquitetura em diálogo

How do you rate this product? *

quem viu este item, viu também

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.

blog notícias, entrevistas, ensaios e mais

carregar mais