Mais Imagens

  • Arte e agência
  • Arte e agência
  • Arte e agência

Arte e agência

Em estoque

R$68,00
  • Autor Alfred Gell
  • Tradução Jamille Pinheiro Dias
  • Orelha Pedro de Niemeyer Cesarino
  • Editora Ubu

características

Idioma português

Tipo brochura

Formato 13 × 22,7 cm

Páginas 400

Peso 450 g

ISBN 978-85-92886-87-5

Imagens 91

descrição

Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell tanto inova a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.

Comentários

Qualidade
1 Review(s)

o que você achou do livro?

You're reviewing: Arte e agência

How do you rate this product? *

  • Qualidade
    Mario Miranda
    Necessário para os estudos de arte e antropologia, é uma ótima noticia ter esse livro traduzido para o português
x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.

recentemente visitados