Mais Imagens

  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha
  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha
  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha
  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha
  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha
  • Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha

Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

R$79,90

características

Idioma português

Tipo capa dura

Formato 15,7 × 21 cm

Páginas 112

Peso 300 g

ISBN 978-85-92886-13-4

Imagens 59

Textos Catherine Otondo, Flávio Motta, depoimento de Paulo Mendes da Rocha

descrição

Embora não costumem figurar nas publicações sobre sua obra, as residências de Paulo Mendes da Rocha revelam aspectos norteadores de seu pensamento. Por serem projetos experimentais, com os quais ele consolidou sua técnica e visão, constituem ricos objetos de estudo. Entre eles, a Casa Butantã, desenhada para o arquiteto e sua família em 1964, é quase um manifesto sobre uma nova maneira de morar. O concreto aparente, a continuidade dos espaços e a elegância das linhas despertam a atenção; mas é a concepção radical na qual se baseia a relação entre o privado e o comum o elemento inovador do projeto. A casa representa sua visão da arquitetura como experiência compartilhada do espaço – um dos elementos amplamente admirados em seu trabalho e mencionado pelo júri que o agraciou com o Prêmio Pritzker.

 

O livro oferece ao leitor uma visão completa da casa e busca transmitir o caráter experimental e lúdico de um dos projetos mais emblemáticos do arquiteto. Além da apresentação da arquiteta Catherine Otondo, a edição conta com posfácio de Flávio Motta, croquis e desenhos técnicos do projeto, depoimento inédito de Paulo Mendes da Rocha e ensaio fotográfico também inédito de seu filho – e o atual residente da casa – Lito Mendes da Rocha.

 

O que falam desta obra

"Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro vivo com mais prêmios internacionais, ganha este pequeno e delicado livro sobre a casa que construiu para viver com a família dos anos 1970 aos 1990. É uma rara oportunidade de ver sua obra residencial – por muito tempo, o autor preferia destacar suas obras públicas em detrimento das obras privadas."
Raul Juste Lores, Folha de S. Paulo

 

 

“A radicalidade da experiência da casa de Paulo Mendes da Rocha pode ser considerada um exercício de resistência contra um ambiente esclerosado – tão necessário, quem sabe, quanto a ortodoxia concreta o fora no meio da arte, ‘diante da complacência e do sentimentalismo dominantes’ no Brasil do final dos anos 50.”
Ana Luiza Nobre, Vitruvius

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Casa Butantã - Paulo Mendes da Rocha

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.