Mais Imagens

  • Crisálidas
  • Crisálidas
  • Crisálidas
  • Crisálidas

Crisálidas

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

R$80,00
  • Autor Madalena Schwartz
  • Organização Jorge Schwartz
  • Design Raul Loureiro, Claudia Warrak
  • Editora IMS

características

Idioma português

Tipo capa dura com sobrecapa

Formato 30,8 × 23,5 × 2 cm

Páginas 138

Peso 1220 g

ISBN 978-85-86707

Textos Jorge Schwartz, Flávio Moura, Samuel Titan Jr., Edgardo Cozarinsky

descrição

Com imagens produzidas nos anos 70, Crisálidas é o primeiro livro a reunir todas as fotos tiradas por Madalena Schwartz de personagens do universo underground paulistano. Por meio de fotos de artistas, travestis e transformistas, a fotógrafa explora de maneira bastante reflexiva o formato retrato, encontrando uma maneira de mostrar tanto a pessoa quanto a persona por trás dela.

 

Madalena Schwartz se interessou pela fotografia enquanto trabalhava em um balcão de lavanderia no centro de São Paulo para sustentar o marido e seus dois filhos. Formando-se nos cursos do Foto Cine Clube Bandeirante e imersa em um cenário repleto de intelectuais, artistas e boêmios, ela logo se aproximaria de personagens importantes da cultura brasileira da época, grande parte deles retratados no livro Personae.

 

O que difere Personae de Crisálidas é o nível de intimidade que a artista adquire com seus objetos, que se dispunham a serem fotografados tanto em seus camarins, quanto no pequeno estúdio improvisado no apartamento de Schwartz no Copan. Assim como a artista, os indivíduos observados por sua câmera exilaram-se de suas vidas anteriores para trilhar um caminho ousado, observados com indiferença pela sociedade que os cerca. Para a fotógrafa, trata-se da imigração; para os artistas, da descoberta da própria sexualidade.

 

Além dos retratos de Schwartz, o livro conta ainda com prefácio escrito pelo organizador da obra e filho da fotógrafa Jorge Schwartz, textos de Flávio Moura, Samuel Titan Jr. e Edgardo Cozarinsky.

 

 

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Crisálidas

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.