Mais Imagens

  • Fotografia e poesia (afinidades eletivas)
  • Fotografia e poesia (afinidades eletivas)
  • Fotografia e poesia (afinidades eletivas)
  • Fotografia e poesia (afinidades eletivas)

Fotografia & poesia (afinidades eletivas)

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

R$54,00

características

Idioma português

Tipo brochura

caderno de imagens, 4x4 cores

Formato 14 × 20,9 × 1,5 cm

Páginas 224

Peso 290g

ISBN 978-85-92886-31-8

Imagens 24 poéticas: Vera Chaves Barcellos, Geraldo de Barros, Rodrigo Braga, Paulo Bruscky, Mario Cravo Neto, León Ferrari, Alex Flemming, Robert Frank, Ralph Gibson, Cao Guimarães, Fernando Lemos, Arthur Omar, Man Ray, Vicente de Mello entre outros

descrição

Dois universos estéticos distantes, a fotografia e a poesia, são aqui conectados pela sensibilidade e erudição do poeta, crítico e curador Adolfo Montejo Navas, que mereceu pelo ensaio o prêmio Marc Ferrez de Fotografia em 2015, na categoria Reflexão Crítica.

 

Com uma análise refinada, o autor vai traçando afinidades eletivas, alianças e reverberações, evidenciando diálogos, conceitos e referências poéticas entre esses dois universos. De um lado, encontramos a fotografia, linguagem que influenciou e influencia de maneira marcante a contemporaneidade; de outro, a poesia, em certo sentido uma “relíquia” em nossos tempos, mas que continua a inspirar a humanidade desde a Antiguidade. Nessa cartografia fronteiriça a imagem se destaca como matriz comum, uma defesa expandida da poiesis como linguagem da criação inaugural. 

 

Ao percorrer a fotografia do século XX, o crítico trata das inescapáveis questões contemporâneas que essa linguagem traz, como seu permanente processo de transformação por sucessivas inovações técnicas, em especial a mais recente revolução digital. Falar da fotografia hoje é falar de um momento em que já não cabem classificações taxativas – esvai-se cada vez mais a distinção entre fotógrafos e artistas que utilizam a fotografia, por exemplo. Já a poesia é vista aqui não como sinônimo de poema, mas sim como uma forma particular de conhecimento.

 

Parte do virtuoso trabalho do autor é alinhavar uma pluralidade de referências e de olhares de modo a ampliar as percepções do leitor em relação às duas formas artísticas. No final, o livro traz um encarte impresso em 4 cores, com “24 poéticas”: Montejo Navas apresenta perfis e obras de 24 artistas, que vão desde os artistas contemporâneos brasileiros Rodrigo Braga e Paulo Bruscky até nomes consagrados mundialmente como Robert Frank e Man Ray.

 

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Fotografia & poesia (afinidades eletivas)

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.