Mais Imagens

  • O complexo arte-arquitetura
  • O complexo arte-arquitetura
  • O complexo arte-arquitetura

O complexo arte-arquitetura

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

R$59,90

características

Idioma português

Tipo brochura

Formato 15 × 23 × 1,6 cm

Páginas 288

Peso 440 g

ISBN 978-85-92886-17-2

Imagens 108

descrição

Arte e arquitetura nunca estiveram tão próximas como atualmente. Mas seria a mescla positiva? Em seu livro, Hal Foster critica o mau uso da arte na arquitetura e a obsessão em juntar as duas em projetos arrojados, mas esvaziados de sentido. Já a condição de complexo, cujas significações abrangem desde o léxico psicanalítico até a designação de grandes aparatos sociais – como um “complexo industrial-militar” –, é, segundo o autor, um aspecto definidor da cultura atual e permite compreender fatores sociais e econômicos do mundo contemporâneo.

 

Grandes nomes da arquitetura atual, como Norman Foster e Renzo Piano, são os protagonistas da obra. A partir deles, Hal Foster identifica um “estilo global”, análogo ao Estilo Internacional da arquitetura moderna praticado por Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius. Se anteriormente os arquitetos se voltavam para a teoria, para Zaha Hadid, Herzog & de Meuron, e outros escritórios contemporâneos, a arte passou a ser a inspiração primeira, embora seja utilizada apenas em termos de imagem em seus projetos. Em contraposição, a passagem da arte para a arquitetura é vista pelo autor de maneira mais positiva, sobretudo pela transição da ideia de objeto para a de espaço, como atesta a obra de Richard Serra.

 

Clássico imediato de nossos dias, o livro é referência incontornável para o pensamento sobre a arte e a arquitetura contemporâneas e, nas palavras do próprio autor, “foi escrito em apoio a práticas que insistem na particularidade sensível da experiência no aqui e agora e que resistem à subjetividade atordoada e à sociabilidade atrofiada sustentadas pelo espetáculo.” Além do texto de Foster, a edição traz entrevista realizada pelo autor com o artista Richard Serra. 

O que falam desta obra

"Para um escritor de arquitetura lendo Foster, que vem da teoria da arte, é revigorante encontrar um grau de rigor intelectual (mesmo que às vezes também de opacidade) que não há frequente em meu meio."
Rowan Moore, The Guardian

 

 "Muitos são os sintomas do tempo presente lidos nesse cruzamento poderoso entre arte e arquitetura, tais como seu “cosmopolitanismo banal”, sua conversão do civismo em retórica, sua imageabilidade aboluta e a ascensão galopante de uma “economia da experiência”. Ainda que muito erudita, a escrita de Hal Foster evita excessos. Precisa em seus recortes, não deixa que a complexidade da abordagem teórica (...) obstrua o olhar sobre as obras em questão"
Guilherme Wisnik

 

 

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: O complexo arte-arquitetura

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.

recentemente visitados