pré-venda

Mais Imagens

  • Truth, fiction
  • Truth, fiction
  • Truth, fiction
  • Truth, fiction

Truth, fiction

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

Conseguimos entregar em até duas semanas.

Restam 1

R$120,00
  • Autor Leonilson
  • Organização e apresentação Adriano Pedrosa
  • Prefácio Ivo Mesquita
  • Design Estúdio Campo
  • Editora Pinacoteca
  • Coedição Cobogó

características

Idioma português

Tipo capa dura revestida com tecido

Formato 21,2 × 26,7 × 2,2 cm

Páginas 288

Peso 1135 g

ISBN 978-858256047-1

Imagens 200

Textos Ivo Mesquita, Adriano Pedrosa

descrição

Retrospectiva do artista cearense em formato não-cronológico, a obra explora territórios sentimentais, simbólicos e poéticos percorridos durante sua carreira. Esses campos estão registrados em diários e na forma de comentários sobre as pinturas, desenhos, bordados e instalações selecionados para o livro.

 

O livro, publicado por ocasião de uma exposição na Pinacoteca do Estado sobre o artista, reúne um conjunto significativo de sua produção e realiza uma leitura profunda e reflexiva sobre os trabalhos – quase todos posteriores a 1989. Considerado um expoente da Geração 80 – grupo de artistas brasileiros dos anos 1980 marcado pelo retorno à pintura de grandes formatos, traços expressionistas e cores mais vigorosas –, Leonilson abandonaria o caráter neoexpressionista e figurativo de seus trabalhos iniciais para adotar um mais íntimo e delicado, cuja subjetividade e viés poético se traduziriam na economia de cores e traços. A pintura continuaria sendo produzida, mas nesse período ele alcançou outras formas de se expressar, por meio de desenhos, objetos e bordados.

 

As obras selecionadas pelo curador Adriano Pedrosa podem ser compreendidas como um diário, que constrói um vocabulário refinado e um repertório singular de imagens, narrativas e temas do autor. Mais de vinte anos depois da morte de Leonilson, sua obra continua atual e relevante, demandando novas maneiras de interpretá-la como conjunto. Truth, fiction apresenta seis núcleos: As geografias, As geometrias e As matemáticas, Os brancos, o conjunto de desenhos feitos para o jornal Folha de São Paulo, as seis pinturas concebidas em 1991 e o último trabalho do artista – Cena final –, uma instalação apresentada na Capela do Morumbi em 1993.  

Além de trazer 200 imagens, o livro conta também com a reprodução uma longa conversa entre Pedrosa e o artista.

 

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Truth, fiction

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.