O 3nós3 foi um coletivo formado pelos artistas Hudinilson Jr.Mario Ramiro e Rafael França que atuou entre 1979 e 1982. Suas intervenções urbanas, com repercussão na grande imprensa, tornaram o grupo um dois mais importantes protagonistas do movimento de arte independente da época. Este é o único livro que reúne textos, fotografias e reproduções dos jornais e revistas que documentaram intervenções como “Ensacamento”, “X-Galeria”, “Outdoor / Art-door”. Há ainda textos das pesquisadoras Annateresa Fabris, Maria Adelaide Pontes e Erin Aldana – que analisaram a produção do 3NÓS3 e o período de sua atuação –, e uma “Cronologia de fatos paralelos” – uma visão panorâmica e cronológica da produção brasileira de práticas artísticas urbanas do período.

O grupo surge na passagem da década de 70 para a de 80, marcada pelo advento do grafite e do punk rock, do cinema e da música independente, da poesia de mimeógrafo e da arte xerox, e coincide com o fim da ditadura militar no Brasil e a ascensão de uma arte urbana e performativa. O país fervia com greves de trabalhadores, com as lutas pela redemocratização, com o movimento estudantil e a criação de novos espaços culturais, animados pelo sangue da juventude na produção de um fluxo contínuo de manifestações políticas e artísticas.

A arte alternativa, independente e marginal, constitui um novo capítulo nos estudos da arte contemporânea no Brasil, tornando esta publicação urgente e necessária. Este projeto foi contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural.

3nós3 - Intervenções urbanas 1979-1982

SKU
9788592886561
Fora de Estoque

    Organização

    Mario Ramiro
Características

Idioma

 português

Tipo

 brochura

Formato

 16,8 × 24 cm

Páginas

 240

Peso

 470g

ISBN

 978-85-92886-56-1

Imagens

 293

Especificações Especiais

 serigrafia na capa
Compre em ebook
Indisponível em ebook

o que falam desta obra

o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:3nós3 - Intervenções urbanas 1979-1982
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5