Peter Bürger

Nascimento: 1936, Alemanha

Formado em germanística, romanística e filosofia, foi professor de ciência da literatura e teoria estética, literatura francesa e comparada e é autor de inúmeras obras. Seus escritos abrangem uma gama muito variada de temas, que vão de Corneille à literatura francesa de vanguarda, do iluminismo francês à função social da literatura. Em seu exercício incansável e incondicional da dialética de procedência marxista, enveredou pelos temas mais caros à modernidade, da práxis mais anárquica dos vanguardistas à constituição de uma ciência da literatura burguesa e à passagem para o período dito da pós-modernidade.
Em seu esforço pela constituição de uma reflexão sociológica acerca da literatura, Peter Bürger tornou-se um dos mais legítimos herdeiros dos pensadores da Escola de Frankfurt. Em diálogo permanente com Lukács, Adorno, Benjamin, Habermas, Gadamer e Brecht, ele lançou as bases para a constituição de uma hermenêutica crítica.

Obras selecionadas:

O surrealismo francês – estudos sobre problemas da literatura vanguardista (Der französische Surrealismus. Studien zum Problem der avant-gardistischen Literatur, 1971)

Teoria da vanguarda (Ubu, 2017)


Autor

Teoria da vanguarda

Escrito há mais de 40 anos, Teoria da Vanguarda continua sendo obra central para compreender os movimentos artísticos radicais do início do...
ver mais

R$ 49,90

recentemente visitados