Criado para pessoas que desejam apimentar o mundo, este combo reúnde dois livros curtos porém incendiários. Vergès e Dorlin são duas das pensadoras francesas mais relevantes para se pensar questões de gênero e raça hoje. Os livros são incendiários, mas também excelentes para introduzir e contextualizar o debate feminista contemporâneo. Para completar a picância deste combo, ele acompanha um vidro de pimenta em pó fabricada pelas mulheres indígenas Waiwai.

 

O combo inclui:

!!! Sexo, gênero e sexualidades: Elsa Dorlin faz um resumo do movimento feminista dos últimos quarenta anos, desdobrando seus conceitos centrais.

!!! Uma teoria feminista da violência: Vergès prolonga a pesquisa de Dorlin, apontando caminhos para o feminismo radicalmente decolinial

!!! Pimenta em pó asîsî com rótulo "Alegria e fervor"

 

Sobre a pimenta:

A cultura da pimenta em pó (asîsî) é bastante difundida nas terras indígenas Nhamunda Mapuera e Trombetas Mapuera. A prática de produção e consumo é bastante comum em todas as aldeias, com as melhores épocas para o plantio sendo as de chuva e a colheita feita três meses após o plantio. A produção da pimenta em pó é feita majoritariamente pelas mulheres indígenas, principalmente as mais velhas das aldeias, chamadas de tchatchas na língua waiwai. Todo o conhecimento tradicional envolvido nos processos de produção se encontra com essas mulheres, sendo elas fundamentais para o manejo da espécie e a garantia da permanência do saber tradicional nas aldeias.

o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:Dupla feminista
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5