Reunião dos mais representativos ensaios do antropólogo Mauro W. B. Almeida, publicados entre 1998 e 2015. Um primeiro conjunto se inicia com um testemunho da influência da tradição antropológica marxista na etnografia sobre camponeses nordestinos e amazônicos realizada pelo autor, seguido de quatro capítulos que se referem à antropologia de camponeses e comunidades tradicionais.

O segundo conjunto reverencia o pensamento de Lévi-Strauss, com destaque para sua visão de história, com capítulos que tratam de questões ontológicas e epistemológicas da Antropologia, cujo foco é a crítica ao relativismo cultural na forma de recusa a critérios de verdade e de racionalidade. O último capítulo faz uma ponte entre os blocos anteriores, conectando a crítica ao relativismo cultural ao tema da aliança entre ciência e ontologias indígenas contra os efeitos do Antropoceno.

O conceito de "verdade pragmática" destaca-se como uma das importantes contribuições do antropólogo para possibilitar o encontro entre o conhecimento científico e os conhecimentos tradicionais.

Caipora e outros conflitos ontológicos

Mauro W. B. Almeida
SKU
9788571260443
Em Estoque

Calcule seu frete

Características

Idioma

 português

Tipo

 brochura

Formato

 14 × 22,7 cm

Páginas

 384

Peso

 500 g

ISBN

 978-85-7126-044-3
Compre em ebook
em breve!
o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:Caipora e outros conflitos ontológicos
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5