
Envio de janeiro do Circuito Ubu. Compre na pré-venda por R$ 79,90 + frete ou assine o clube por R$ 69,90 + frete grátis e receba o livro + brinde + série de benefícios. Saiba mais!
Em Fitópolis, o neurobiólogo e botânico italiano Stefano Mancuso propõe uma transformação radical na forma como concebemos as cidades, inspirada na organização das plantas. Assim surge a ideia das cidades vivas, organismos urbanos dotados de inteligência, resiliência e capacidade de adaptação, como uma estratégia concreta para combater a crise climática e reduzir o abismo que se criou entre humanos e plantas nos últimos séculos.
A partir de exemplos tão diversos como as estratégias flexíveis de sobrevivência de um olival milenar na Sardenha e o processo de arborização e pedonalização das ruas de Curitiba, o autor revela como o respeito aos princípios do mundo vegetal pode redesenhar o urbanismo e a vida nas cidades. Ao criticar a rigidez das cidades projetadas como corpos animais e defender a articulação da tecnologia com a biologia e a ética, Mancuso sugere que a verdadeira evolução urbana não vem de soluções arquitetônicas voltadas para o bem-estar humano, mas de uma interação mais fluida e orgânica com a natureza, que reconheça o ser humano como parte de ecossistema mais amplo.







![[novo] Moscou feliz](https://www.ubueditora.com.br/pub/media/catalog/product/cache/23c0840cec4bd01397e60da627ed8d31/p/l/plato_nov_u15994.jpg)
![[novo] Fazer justiça](https://www.ubueditora.com.br/pub/media/catalog/product/cache/23c0840cec4bd01397e60da627ed8d31/e/l/elsa-deck-marsault_u0002.jpg)






