
Envio de setembro do Circuito Ubu. Assine o clube neste mês e receba o livro + brinde + série de benefícios. Saiba mais!
Com a crescente popularização da inteligência artificial na sociedade contemporânea, testemunhamos a implementação acelerada de sistemas algorítmicos como forças institucionais capazes de moldar normas, rotinas e estruturas sociais e políticas. Diante desse cenário, torna-se necessário perguntar: como os algoritmos estão redesenhando as regras da vida coletiva?
A partir do conceito de institucionalismo algorítmico, Ricardo F. Mendonça, Fernando Filgueiras e Virgilio Almeida propõem compreender os algoritmos não apenas como ferramentas técnicas, mas como agentes normativos que, ao serem incorporados a práticas cotidianas, exercem influência comparável à de instituições tradicionais como tribunais, escolas ou governos.
Política dos algoritmos é uma obra interdisciplinar que articula contribuições da ciência política, sociologia, ciência da computação, filosofia e direito, para analisar o impacto dessas tecnologias em diferentes dimensões: da vida social à governança pública, da ética às transformações institucionais. Refletindo sobre os riscos potenciais para a sociedade, como polarização política, desigualdades e racismo algorítmico, o livro propõe caminhos para a democratização dos algoritmos, baseada em valores como participação, responsabilidade e pluralismo, e se afirma como ferramenta oportuna para repensar o papel da tecnologia na governança contemporânea.