Mais Imagens

  • Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé
  • Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé
  • Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé
  • Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé

Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé

Em estoque

Preço: R$109,00

Special Price R$99,00

  • Autor Octavio Paz
  • Tradução Wladir Dupont
  • Ilustração Alejandro Magallanes
  • Apoio Embaixada do México no Brasil
  • Editora Ubu
  • Coedição Fondo de Cultura Económica

características

Idioma português

Tipo capa dura

com fitilho

Formato 15,5 x 23,2 cm

Páginas 608

Peso 847 g

ISBN 978-85-92886-47-9

Quarta Capa Beatriz Paredes

descrição

Octavio Paz mistura biografia, história, antropologia e crítica literária para fazer um retrato à altura de Sor Juana Inés de la Cruz, considerada a primeira escritora de língua espanhola na América.


O talento e a maestria de Paz oferecem uma entrada na realidade da Nova Espanha, território que vai do sul dos Estados Unidos até a Mesoamérica (excluindo a capitania geral da Guatemala), entre os séculos XVI e XIX. Esse é o pano de fundo histórico, necessario para compreender e apreciar o espírito vanguardista e corajoso de Sor Juana – uma das mais extraordinárias personagens da cultura da América.

 

A visão de Octavio Paz sobre Sor Juana Inés de la Cruz, Juana de Asbaje, seu nome laico, nos permite vislumbrar uma fase da história do México pouco conhecida no Brasil, mas também pouco estudada pelos mexicanos do nosso tempo. O vice-reinado católico da Nova Espanha, ao lado do vice-reinado estabelecido no Peru, atuou como a fonte primordial de transferência de riquezas para a metrópole espanhola durante quase trezentos anos. Trata-se de um mundo encoberto pelo barroco espanhol e pelo sacrifício dos povos indígenas, cheio de dogmas e tradições, um mundo sincrético e injusto.

 

Em quatro partes, trinta capítulos e um apêndice, a leitura de Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da Fé oferece um testemunho para entender também o lugar da mulher ao longo da história. A publicação de um livro sobre uma freira poeta do século XVII não deixa de ser uma homenagem especial às milhares de mulheres que tiveram que calar sua voz nas sociedades espanhola, portuguesa e americana de influência ibérica.

O que falam desta obra

“As peculiaridades da formação do México iluminam fortemente as da nossa própria formação. O patriarcalismo parasitário, o catolicismo retrógrado, o militarismo, o centralismo, o desprezo pelos direitos civis são algumas das heranças comuns entre os dois povos. A proeza de Octavio Paz, porém, é mostrar como as contradições da complexa civilização mexicana se manifestam num corpo (sóror Juana) e numa voz (sua obra poética).”
José Geraldo Couto, Folha de S. Paulo

Comentários

Qualidade
1 Review(s)

o que você achou do livro?

You're reviewing: Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé

How do you rate this product? *

  • Qualidade
    Jose mario pereira
    Uma reedição fundamental.
    Essa tradução do Wladir foi encomendada por Pedro Paulo de sena madureira, editor e amigo de Octavio Paz.
    Esse é o grande livro da maturidade de dom Octavio.
x
cálculo de frete e prazo