Livro de junho do Circuito Ubu. Assine entre 16/5 e 15/6 e receba.
Pré-venda do livro avulso com início em 16/6.

 

Rodrigo Nunes faz neste livro uma análise brilhante e original do momento político atual, oferecendo uma ferramenta crítica potente para compreender os fundamentos do bolsonarismo, fenômeno político e social que tende a transcender o governo que lhe deu o nome, e para pensar os caminhos que podem ajudar a superá-lo.

 

O livro reúne sete ensaios escritos entre 2019 e 2022 em que o filósofo e professor da PUC-Rio sustenta a abordagem a um só tempo analítica e participativa que caracteriza sua produção. Por um lado, ele busca entender as condições que deram origem ao bolsonarismo dentro de seu contexto mais amplo, bem como os impasses que limitam a capacidade de ação daqueles que se opõem a ele. Neste processo, ele discute temas como negacionismo, fake news, os cruzamentos entre a política e a cultura dos influencers, as confusões em torno do conceito de polarização e as diferentes reações da esquerda à experiência da derrota em 1964 e 2016. Por outro lado, o autor se propõe a intervir na realidade que examina, realizando um balanço das estratégias adotadas pela esquerda na última década para perguntar: o que é possível fazer de diferente? 


E fazer diferente é sem dúvida urgente. Como destaca Nunes, deixar para trás o transe das fantasias de extrema direita é essencial para que possamos encarar a vertigem dos verdadeiros problemas de nosso tempo: a crise ambiental, o aumento da desigualdade, o déficit democrático e o desafio de uma transição para um outro regime energético, econômico e político. Isto torna este livro uma leitura incontornável para quem enfrentar não só o presente, mas também o futuro.

 

Os ensaios que integram esta coletânea são em parte inéditos e em parte reedições de artigos aparecidos em revistas como Piauí, Serrote, Radical Philosophy e South Atlantic Quarterly.

[vem aí] Do transe à vertigem – Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição

SKU
9786586497953
Fora de Estoque
Características

Idioma

 português

Tipo

 brochura

Formato

 14 × 21 cm

Páginas

 224

Peso

 310 g

ISBN

 978-65-86497-95-3
Compre em ebook
em breve

O que falam dessa obra

o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:[vem aí] Do transe à vertigem – Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5