pré-venda
leia um trecho
10% off

Mais Imagens

Desobedecer

Seja o primeiro a comentar este produto

Em estoque

Entrega a partir de 4/6

Preço: R$49,90

Special Price R$44,90

características

Idioma português

Tipo brochura

Formato 13,8 × 21

Páginas 224

Peso 350 g

ISBN 978-85-92886-73-8

descrição

Livro em pré-venda, com entrega a partir de 4/6. Compre em pré-venda e ganhe um cupom de desconto ou mês grátis na assinatura do Nexo Jornal.

 

Negar-se a obedecer às ordens de um superior incompetente ou a leis injustas, resistir ao professor, ao padre, ao policial quando abusam de seu poder. O que torna a desobediência tão difícil? Frédéric Gros faz neste ensaio uma reflexão sobre um tipo de desobediência que exige esforço, que provoca o questionamento das hierarquias, mas também dos hábitos, do conforto, da resignação, para defender o que ele chama de democracia crítica.

 

Retomando uma trajetória que parte do pensamento antigo e do clássico Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, passando por Thoreau e sua Desobediência civil e o caso Eichmann comentado por Hannah Arendt, entre outros, o autor nos faz descobrir que a verdadeira reflexão sobre a desobediência política depende da resposta à pergunta primordial: Por que obedecemos? A obediência busca estabelecer, sem limites, o domínio político, mas cria principalmente a cegueira e a aceitação do mundo, o medo da desordem sem julgamento. A desobediência só pode ser construída com a resistência ética e a democracia crítica.

O que falam desta obra

"Há muitas formas de desobedecer – e também de obedecer, cada uma com seu próprio teor ético e politico. O filósofo francês Frédéric Gros destrincha essas formas a partir de uma 'estilística da obediência', buscando a raiz da 'ética política' que dá sentido e razão aos atos de desobediência […]. Esse é o mote de desobedecer."

Diego Viana, Quatro cinco um

 

"Em um ensaio profundo e saudável, o filósofo Frédéric Gros, professor de teoria política do Institut d'études politiques de Paris [Sciences-Po] e especialista na obra de Michel Foucault, questiona as razões e as raízes da desobediência. Na construção de seu argumento, ele se vale tanto da literatura quanto da filosofia."

Nicolas Dutent, ​L'Humanité

Comentários

o que você achou do livro?

You're reviewing: Desobedecer

How do you rate this product? *

x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.

recentemente visitados