Em O desejo dos outros, Hanna Limulja oferece uma porta de entrada ao mundo yanomami através dos seus sonhos. Com o que sonham? O que significa sonhar e por que é importante? Entre os Yanomami, os sonhos não são desejos inconscientes do sujeito, como descreve a psicanálise: sonhar é habitar outros mundos, deparar com outros seres e, nesses encontros, mobilizar-se pelo desejo dos outros.


Além disso, o sonho, especialmente ao ser socializado, adquire funções práticas, desempenhando um papel político no dia a dia da comunidade: sonhar com inimigo é motivo para atentar-se bem aos entornos da maloca no dia seguinte; se no sonho a pessoa aparece ricamente adornada, como se estivesse já no mundo dos mortos, é preciso zelar por sua segurança, para mantê-la neste mundo. Aqui o que importa para Limulja (e para os Yanomami) não é tanto a interpretação do sonho quanto o que se pode e deve ser feito com ele. 


Todos sonham, mas os xamãs são aqueles que dominam o sonhar, pois é através deste que viajam e se abrem para a alteridade, o desconhecido, o distante, e podem conhecer mundos onde nunca estiveram. Xamã yanomami, Davi Kopenawa diz que os napë pë (os brancos) não sabem sonhar. Sonham apenas consigo mesmos, com seu mundo familiar e suas preocupações particulares. Ao passo que o yanomami que sabe sonhar, que envolve saber o que fazer do próprio sonho, desbrava o mundo e aprende com os outros.


No momento em que se comemoram 30 anos da homologação da Terra Indígena Yanomami, este livro da antropóloga Hanna Limulja alerta para a importância do sonhar para a resistência indígena.


“Apresento os sonhos yanomami às pessoas que nunca sonharam a floresta e que talvez nunca tenham ouvido falar dos Yanomami. Para que conheçam um pouco de sua história, de suas vidas, de seus pensamentos, e para que possam, por sua vez, sonhar com outro modo de ser que, diferente do nosso, e por isso mesmo, tem muito a nos ensinar.”

A publicação tem apoio do Instituto Socioambiental.

Livro de abril do Circuito Ubu. Assine até 15/4 e receba livro + marcador + brinde exclusivo antes de todo mundo. Planos a partir de R$ 35.

O desejo dos outros – Uma etnografia dos sonhos yanomami

Hanna Limulja
SKU
9786586497915
Em Estoque

Calcule seu frete

    Orelha

    José Antonio Kelly

    Prefácio

    Renato Sztutman

    Ilustração

    Davi Kopenawa
Características

Idioma

 português

Tipo

 brochura

Formato

 14 × 21 cm

Páginas

 192

Peso

 250 g

ISBN

 978-65-86497-91-5

Textos

 Maria Rita Kehl, Renato Sztutman
Compre em ebook
em breve
o que você achou do livro?
escreva seu comentário
Você está avaliando:O desejo dos outros – Uma etnografia dos sonhos yanomami
Qual a nota você dá para esse produto?
0/5