Mais Imagens

Cultura com aspas

Em estoque

R$72,00

características

Tipo brochura

Formato 13 × 22,7 × 2,3 cm

Páginas 432

Peso 485 g

ISBN 978-85-92886-45-5

descrição

O livro reúne a produção ensaística da antropóloga Manuela Carneiro da Cunha em mais de 30 anos de trajetória. Com pesquisas realizadas na Amazônia e na África Ocidental e professora durante 15 anos nos Estados Unidos, a autora fez da “interface” cultural o fio condutor de sua antropologia. Em paralelo à sua produção acadêmica, Carneiro da Cunha atuou em debates políticos, atribuindo profundidade histórica à compreensão e defesa dos povos indígenas.

 

Seus estudos de teoria antropológica e antropologia histórica tratam da maneira como a “cultura” – com aspas, como ela mesma coloca –, para além do sentido tradicional de condição organizadora, também é reflexivamente constituída e engajada como uma categoria do encontro interétnico. Além disso, Manuela explora as situações de contraste e contato entre sociedades, tratando, entre outros temas, do movimento messiânico canela, direito indigenista, xamanismo, conhecimento tradicional, da etnicidade, catequese e da indigenização da cultura.

 

A obra conta também com textos escritos em coautoria com Eduardo Viveiros de Castro, Mauro W. B. de Almeida e orelha assinada por Marshall Sahlins.

 

O que falam desta obra

"Estes ensaios são apenas alguns dos variados exemplos do gênio de Manuela em mostrar como relações formam e transformam entidades – especialmente reveladores quando se trata de construção indígena de terra e de conhecimento tradicional enquanto "direitos" e "propriedade" diante das tentativas coloniais de desapropriá-los."

Marshall Sahlins

Comentários

Qualidade
1 Review(s)

o que você achou do livro?

You're reviewing: Cultura com aspas

How do you rate this product? *

  • Qualidade
    SAULO
    EXCELENTE EDIÇÃO, ASSIM COMO TODAS AS OUTRAS OBRAS QUE COMPREI DA EDITORA. a ENTREGA É RÁPIDA E SÃO EXTREMAMENTE ATENCIOSOS NO ATENDIMENTO. EDITORA ALTAMENTE RECOMENDADA.
x
cálculo de frete e prazo

tags

use espaços para separar as tags e aspas simples (') para frases.

blog notícias, entrevistas, ensaios e mais

carregar mais

recentemente visitados