Caixa com dois volumes das obras reunidas de Melanie Klein: Amor, culpa e reparação e outros ensaios (escritos de 1921–45) e Inveja e gratidão e outros ensaios (escritos de 1946–60). Envios a partir de 29/11.
Amor, culpa e reparação e outros ensaios (escritos de 1921–45)
tradução – André Cardoso
coedição – Imago
528 pp.
Este volume fundamental em psicanálise reúne os artigos publicados entre 1921 e 1945 por Melanie Klein, psicanalista austríaca-britânica que revolucionou a teoria freudiana ao estabelecer parâmetros para compreender a psique infantil a partir de uma perspectiva rigorosamente psicanalítica e desenvolver técnicas únicas para abordar clinicamente as fantasias e o sofrimento psíquico das crianças. Nesta coletânea podemos testemunhar a progressão da psicanálise kleiniana desde sua origem, quando a autora ainda ensaiava um descolamento da psicanálise freudiana clássica, até a elaboração do conceito de “posição depressiva”, que marca a criação de uma nova teoria do desenvolvimento psíquico.
+
Inveja e gratidão e outros ensaios (escritos de 1946–60)
coedição – Imago
tradução – Belinda H. Mandelbaum, Maria Elena Salles de Brito, Octávio L. de Barros Salles, Maria Tereza B, Marcondes Godoy, Viviana S. S. Starzynski, Wellington Marcos de Melo Dantas
416 pp.
Este volume fundamental em psicanálise reúne os artigos publicados entre 1946 e 1963 por Melanie Klein, psicanalista austríaca-britânica que revolucionou a teoria freudiana ao estabelecer parâmetros para compreender a psique infantil a partir de uma perspectiva rigorosamente psicanalítica e desenvolver técnicas únicas para abordar clinicamente as fantasias e o sofrimento psíquico das crianças. O primeiro artigo, “Notas sobre alguns mecanismos esquizoides”, desenvolve a ideia da chamada “posição esquizoparanoide”, um estado inicial anterior ao estabelecimento do sentimento de culpa em que o ego incipiente e fragmentário do bebê, incapaz de integrar a experiência de si e do mundo, divide tudo binariamente entre bom (carinhoso e gratificante) e mau (frustrante e persecutório). Os artigos seguintes descrevem a interação entre as duas posições no desenvolvimento psíquico segundo Klein, a depressiva e a esquizoparanoide. O ensaio que dá nome à coletânea, “Inveja e gratidão”, introduz a ideia da inveja primária e demonstra como ela afeta o desenvolvimento sadio, evidenciando sua relação com a emergência de quadros psicóticos.