Ai Weiwei

Nascimento: 1957, Pequim, China

Artista plástico e ativista, Ai Weiwei é filho do renomado poeta modernista Ai Qing. Porque seu pai foi perseguido pelo governo chinês durante a Revolução Cultural, Weiwei teve uma infância atribulada. Há anos, o artista é alta e abertamente crítico do governo chinês e suas censuras e seus ataques à liberdade de expressão. Ai morou durante muitos anos em Nova York, onde entrou em contato com a obra de artistas como Duchamp e Warhol, que se tornaríam duas de suas grandes inspirações, e fez amigos influentes, como o poeta Allen Ginsberg. Em 2005, criou um blog onde expressava suas críticas ao governo da China, que logo se popularizou, e foi fechado pelas autoridades em 2009. Em 2011, Weiwei foi preso no Aeroporto Internacional de Pequim e mantido em cárcere secreto por 81 dias. Depois dessa experiência, seu passaporte ficou confiscado até 2015. O artista trabalha com diversos materiais, dando preferência aos que têm algum significado cultural e histórico na China, como a jade e a madeira huali. Em suas obras, busca criar pontes entre as culturas chinesa e ocidentais. Um dos temas que lhe são mais caros atualmente é a crise dos refugiados.


Artista

Ai Weiwei Raiz

Retrospectiva inédita no Brasil sobre o polêmico artista chinês, que terá a mais extensa exposição já feita, montada na...
ver mais

R$ 120,00

Ai Weiwei Raiz - edição limitada

100 exemplares exclusivos e numerados com uma intervenção feita pelo artista, que pintou as mãos de vermelho e carimbou o livro.
R$ 650,00