Alfred Jarry

Nascimento: 1873, França

Dramaturgo, romancista e poeta, é conhecido sobretudo pela peça Ubu Rei, cuja estreia em 1896 causou furor em Paris e ajudou a criar sua imagem de enfant terrible, reforçada pelo seu consumo de álcool e drogas e pela sua morte prematura, aos 34 anos, em 1907. Influência decisiva sobre os autores surrealistas, dadaístas e do Teatro do Absurdo, tinha como admiradores Marcel Duchamp, Pablo Picasso e André Breton, entre inúmeros outros artistas e escritores. Foi o inventor da ‘Patafísica – ou “ciência das soluções imaginárias” –, ilustrada em Gestos e opiniões do doutor Faustroll, patafísico (1911).
Autor de inúmeras outras obras, Jarry era um grande entusiasta da bicicleta – segundo ele “um prolongamento mineral do sistema ósseo do homem” –, sobre a qual deixou diversos escritos, embora nunca tenha pago por sua Clément luxe 96, episódio que se tornou célebre. Costumava sair munido de uma pistola, que foi adquirida por Picasso depois de sua morte.

Obras selecionadas:

Ubu Rei (Ubu Roi, 1896)

O amor absoluto (L' Amour absolu, 1899)

Messaline: Roman de l'ancienne Rome (1901)

O Supermacho: Romance moderno (Le Surmâle: roman moderne, 1902)

Gestes et opinions du docteur Faustroll, pataphysicien – roman néo-scientifiqueo (1911)


Autor

O Supermacho - romance moderno

De modo irreverente, erótico e futurista, Jarry relata a saga de um homem capaz de realizar o ato amoroso em escala sobre-humana.

R$ 49,90

recentemente visitados