Jonathan Crary

Nascimento: 1951, Estados Unidos

Formado em história da arte pela Universidade de Columbia, onde é professor de arte moderna e teoria desde 1989, foi aluno de Edward Said, Meyer Schapiro, F.W. Dupee, entre outros. Tendo como principal objeto de estudo a formação da cultura visual contemporânea, colaborou extensivamente com os periódicos Artforum, October, Cahiers du Cinéma, Domus, Le Nouvel Observateur, Le Monde Diplomatique, além de inúmeros outros.
Foi um dos criadores da Zone Books, editora fundada em 1985 e reconhecida internacionalmente por suas publicações nas áreas de história, teoria da arte, política, antropologia e filosofia, incluindo autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben e Georges Bataille.
Jonathan Crary foi agraciado com as bolsas Guggenheim, Getty, Mellon e National Endowment for the Arts, é membro do Instituto de Estudo Avançado de Princeton e recebeu, em 2005, o Distinguished Columbia Faculty Award.

Obras selecionadas:

Técnicas do observador – visão e modernidade no século XIX (Contraponto, 2012)

Suspensões da percepção – atenção, espetáculo e cultura moderna (Cosac Naify, 2013)

24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono (Ubu, 2016)


Autor

24/7 - capitalismo tardio e os fins do sono

Jonathan Crary faz um panorama vertiginoso do mundo contemporâneo, onde é preciso consumir e trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

R$ 44,00